Todos os anos o nosso evento está associado a diversas Causas e Associações. Este é um dos principais motes que nos leva ano após ano a eleger em diversas categorias a respetiva representante do nosso distrito. Desde 2020 que passámos a eleger não duas, mas 3 candidatas, cada uma na sua categoria. Miss Teen, Miss e Mrs, tendo estas a responsabilidade de levar a cabo todas as nossas iniciativas solidárias, sejam elas ambientais, sociais, animais, de defesa da vida, da saúde, ou outras, assim como todas as iniciativas destes nossos parceiros.

Elegemos em 2023, pela 1ª vez a Miss Voz Pela Mudança, esta eleição tem em consideração, a Miss que no durante todo o ano foi a mais interventiva e levou a cabo mais iniciativas solidárias, transformando a sua Voz, numa Voz Pela Mudança.

Apresentamos de seguida as organizações que apoiámos e as respetivas causas que defendemos ao longo destes anos. Se conheces uma associação ou uma causa que possamos ajudar, entra em contato connosco.

As nossas ações

2025

1. Campanha de divulgação e sensibilização com StopIdadismo.

2. Campanha de divulgação e sensibilização com GiroHc.

3. Campanha de divulgação e sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e Movimento Viver e Vencer.

4. Campanha “A cada Tampinha Um Sorriso a Mais”, que consistiu na recolha de tampinhas para entregar à Associação O Sorriso da Mafalda, sendo depois as mesmas trocadas por tratamentos.

2022

1. Promoção e apoio da iniciativa “Let´s Swap”, que visa alertar para a problemática do consumo de Fast Fashion, com a realização de mercados de trocas de roupas.

2. Campanhã de Angariação de ração para a Grumapa e a SOS Animais de Nelas, tendo angariado cerca de 350kg para cada uma das Associações.

2023

1. Campanhã de angariação de roupas e bens escolares para famílias carênciadas que foram depois entregues às Obras Sociais de Viseu.

2. Campanhã de Angariação de Ração para a Grumapa, tendo angariado 300kg.

3. Campanhã de recolha de produtos de higiene para entregar à Associação Together Internacional e Obras Sociais de Viseu.

2024

1. Campanha de divulgação e recolha de sangue em parceria com o Hospital São Teotônio de Viseu.

2. Campanha de angariação de verbas para a compra de uma carrinha adaptada para a Associação O Sorriso da Mafalda, com a venda de 10 tshirt´s Miss Viseu, sendo 100% do valor doado à Associação (250,00€).

3. Campanha “A cada Tampinha Um Sorriso a Mais”, que consistiu na recolha de tampinhas para entregar à Associação O Sorriso da Mafalda, sendo depois as mesmas trocadas por tratamentos.

2019

1. Organização de iniciativa de inclusão com o Centro Social e Paroquial de Rio de Lobo, que culminou em um desfile de Moda com Misses e utentes.

2. Campanhã “Do Velho Se Faz Novo”, que consistiu na recolha de garrafas de plástico usadas e que foram posteriormente trocadas por vales de desconto num hipermercado, esse valor serviu para angariar ração animal que foi depois entregue à Grumapa.

2020

1. Realização de campanhas de divulgação de cuidados a ter com a COVID19 e das formas de prevenir da doença;

2. Entrega de ração À Associação Grumapa com o apoio da marca Barkin.

2021

1. Promoção e Participação na atividade “Varrer a Floresta” da freguesia do Campo, inserida no Programa Eco-Freguesia XXI.

2. Iniciativa de recolha de ração para entregar a Associações Animais, nesta edição foi selecionada a Associação Grumapa, foram angariados cerca de 600kg de ração.

3. Organização e Promoção do Mês Mundial do Alzheimer com o Apoio das Obras Sociais de Viseu.

4. Campanhã de Sensibilização do Mês de Prevenção do Cancro da Mama “Outubro Rosa”, com o Lema, “De Lenço ou de Coroa, Todas as Mulheres São Vencedoras”.

5. Promoção do Concerto Solidário “A Música e o Cérebro”, numa campanha de recolha de verbas para o Centro de Apoio Alzheimer de Viseu”.

6. Organização de uma Campanhã Solidária para Angariação de Verbas para a Cruz Vermelha Portuguesa, delegação Vale do Dão, com o apoio da Udaca, tendo angariado 717,35€.

2016

1. Promoção e participação na iniciativa “Caminhada Solidária”, organizada pela Associação Ajudar a Amparar.

2. Cooperação na Reflorestação e limpeza na Freguesia de Santiago de Besteiros, em Tondela, na iniciativa “Planta Bosques”, organizada pela Associação ASPEA.

3. Organização de desfile de moda no concelho de Nelas, para angariação de fundos que foram entregues à Associação SOS Animais de Nelas.

2017

1. Organização e Participação na 3ª edição da noite Solidária do Internato Vitor Fontes (APPACDM Viseu).

2. Parceiros e parte integrante na candidatura da escola Alves Martins ao projeto Eco-Escolas e que culminou com a 1ª Bandeira Verde entregue a este estabelecimento de ensino.

2018

1. Realização do concurso intitulado “Vi(r) Ver a Nossa Floresta”, na Escola Secundária Alves Martins.

2. Organização de uma Iniciativa de Sensibilização sobre o Dia Internacional da Violência Contra as Mulheres em Parceria com a Associação Adamastor.

3. Organização e Participação na 4º edição da noite Solidária do Internato Vitor Fontes (APPACDM Viseu).

Associações que Apoiamos

“A nossa missão é, todos os dias, trabalhar para fazer melhor e prestar um serviço de saúde com cada vez mais maior qualidade aos nossos utentes. A construção do atual edifício do Hospital de São Teotónio, que ocupa cerca de 15 hectares, começou em 1993 e entrou em funcionamento em julho de 1997. Os cuidados diferenciados, das 35 especialidades, do nosso Centro Hospitalar respondem a toda a Região Interior-Centro do país, chegando a meio milhão de pessoas – muitas delas idosas e que vivem de forma dispersa por todo o extenso território ao nosso cuidado.”

A história da Liga Portuguesa Contra o Cancro cruza-se com o desenvolvimento da sociedade, em particular com as profundas alterações introduzidas pela Revolução Industrial. No final do século XIX, constatou-se, a nível mundial um incremento do absentismo nas empresas, provocado por um conjunto de doenças, entre as quais o Cancro. Por todo o mundo ocidental encetou-se a criação de estruturas de luta contra esta doença, que para além da sua elevada taxa de mortalidade, passou a representar um estigma para os doentes, representando mesmo um flagelo social.

É missão do GIRO HC assumir um papel dinamizador na criação e prestação de serviços sociais, educativos, lúdicos e culturais de excelência, associados às pessoas com diabetes. A GiroHc quer  ser reconhecida como uma instituição de prestígio e referência regional e nacional, pela qualidade, inovação e excelência dos serviços que prestamos.

A Mafalda tem uma doença metabólica muito rara chamada CDG. A doença metabólica rara afeta de forma muito diversa, mas afeta no caso da Mafalda sobretudo o equilíbrio, a coordenação, a linguagem e a visão. A Mafalda ainda não anda sem ajuda. A Mafalda diz poucas palavras e utiliza alguns gestos para comunicar. Comunica através de pequenas palavras, por vocalizações, por gestos, por expressões faciais. Compreende muito bem o que a rodeia. O sorriso da Mafaldinha transmite alegria. A Mafalda é uma criança feliz e alegre.

O Centro de Apoio Alzheumer Viseu existe para melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência, dos seus cuidadores, familiares e amigos.
Por demência entende-se todo o síndrome cerebral degenerativo que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e o estado emocional da pessoa. A doença de Alzheimer é atualmente o tipo mais comum de demência em todo o mundo e representa uma elevada percentagem, entre 60 e 80% dos casos.

A Together International Portugal tem como missão a prestação de apoio e cuidados a pessoas vulneráveis e/ou comunidades, nas áreas da educação e investigação, Infância, Juventude e Terceira idade, Saúde e bem-estar, Meio ambiente, Social, Cooperação e Ajuda Humanitária e de Emergência, promovendo a afetação adequada de recursos às necessidades da população em articulação com Entidades e Parceiros.

A Associação SOS Animais de Nelas foi criada em setembro de 2014 que segue as ideologias da Declaração dos Direitos dos Animais. Assim sendo, a sua missão tem como foco sensibilizar para a causa animal, bem como proteger e dignificar os animais os animais do concelho de Nelas, com os meios que têm ao seu alcance. Se quer contribuir para que estes meios existam em maior quantidade, poderá fazê-lo através da doação de rações ou outros produtos solidários, entregues diretamente à SOS Animais de Nelas. Desta forma, ajudará a alimentar os animais da associação.

O objetivo central do movimento STOPIDADISMO é produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de combate ao idadismo. As mensagens e informações produzidas e partilhadas pelos parceiros da campanha #stopidadismo serão disseminadas pelas redes sociais e pelos veículos próprios das organizações associadas.

O IDADISMO PODE COMBATER-SE!

A Cruz Vermelha Portuguesa esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo.

Constitui missão da CVP prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneraveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana. [Artigo 5º, Decreto-lei nº 281/2007, 7 de Agosto ]

As Obras Sociais têm como objetivos principais o apoio à família, a proteção à infância, juventude, terceira idade e deficientes, de promoção e proteção da saúde, educação e formação profissional;
Para a prossecução dos fins identificados no número anterior, as Obras Sociais propõe-se criar e manter: Creche; Ensino Pré-Escolar; Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL); Centro de dia para idosos; Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV).

A Grumapa é uma organização de Apoio e Protecção de Animais sem fins lucrativos. Apesar de fundada a 1 de Janeiro de 1995, a Grumapa iniciou verdadeiramente a sua atividade em 2012 com um grupo de jovens unidos pela defesa e promoção dos direitos dos animais em harmonia com o bem-estar da população e saúde pública. Estamos situados em Mangualde, distrito de Viseu e neste momento somos já uma equipa preparada para responder a inúmeros dos apelos e pedidos de ajuda que nos chegam diariamente. 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, fundada em junho de 1990, que tem como objetivo principal o desenvolvimento da Educação Ambiental no ensino formal e não formal.

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente conferiu à ASPEA a Menção Honrosa do Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira” – 2003/2004 por se distinguir na sua ação como amiga do ambiente.

Em 1972, no dia 15 de Julho, foi inaugurado o Centro de Educação Especial de Viseu, no edifício do então designado Internato Dr. Victor Fontes, em Jugueiros, Viseu. Na altura, o edifício foi construído em terreno cedido pela Santa Casa da Misericórdia, mas com verbas provenientes do Ministério da Saúde e Assistência. Mais tarde, o Centro de Educação Especial de Viseu, foi integrado no Centro Regional de Segurança Social e a partir de 1995, passou a ser gerido pela Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, por força de um Acordo de Gestão celebrado com o Centro Regional de Segurança Social do Centro, situação que ainda se mantém até aos dias de hoje.

O Green Cork é um projeto que pretende integrar a componente social e cultural na preservação do ambiente. A natureza preserva-se pelas pessoas e é um ambiente bem cuidado que dá aos humanos boas condições para viverem com qualidade. Sendo as IPSS atores privilegiados na ação social dentro de diversas faixas etárias, são também muito importantes na sensibilização de comportamentos mais amigos do ambiente. Por esse motivo, a Quercus convida todas as IPSS a juntarem-se ao Green Cork e ao Floresta Comum, recolhendo rolhas de cortiça e sensibilizando a sua comunidade para a sua recolha.

 

No ano de 1992 uma equipa de dois sacerdotes entrou ao serviço da Comunidade paroquial de Rio de Loba. Uma das primeiras preocupações da equipa foi conhecer a realidade sociológica da comunidade. Neste processo de conhecimento identificaram-se muitos casos de solidão, carência de higiene a todos dos níveis, e deficiência de nutrição.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close