Candidata Mara Melo
A experiência na Miss Viseu é sempre uma vivência única, ou como eu gosto de dizer uma daquelas experiências fora da caixa, aquelas que nos levam a sair da nossa zona de conforto, abrir horizontes e a descobrir as relíquias que habitam dentro de nós.
Foi sem dúvida um desafio, a cada dia que passava havia algo mais a superar e sempre algo agradecer, os obstáculos internos foram ultrapassados passo a passo, e dia após dia a coragem e mesmo a confiança, decidiam espreitar pelas costuras, ampliando a vontade de querer estar naquele palco, naquele dia, naquela hora.
Foi uma caminhada repleta de emoções, de altos e baixos, mas cada passo dado foi sempre acompanhado, suportado e incentivado pela incansável equipa do Miss Viseu, pelos membros do Grupo Peixoto a quem agradeço de coração a oportunidade de ter participado. Embora, a minha participação não tenha sido planeada e esta aventura tenha aparecido do dia para a noite no meu caminho, a verdade é que chegou na altura certa, abriu-me novas portas, proporcionou-me novas aprendizagens e espelhou não só o melhor de mim como também me deu a oportunidade de me encontrar com partes de mim que querem ser expressas.
Experiências como estas há poucas, aproveitá-las, significa, sair fora da caixa, é crescer, é reconhecer e aprender, aceitar quem somos e, sobretudo, seguir em frente mais conscientes de nós e mais capazes de enfrentar qualquer desafio. Esta experiência é uma descoberta de nós mesmas, é o despertar de partes de nós que se encontram adormecidas, por vezes até perdidas, é o reconhecimento da mulher que habita em cada uma de nós, é sem dúvida uma experiência de empoderamento feminino, pois após esta vivência aproximamos-nos mais da Mulher maravilhosa que somos, da complexidade e beleza feminina que é muito mais do que os olhos conseguem ver.
Se há algo que levo comigo desta participação é sem dúvida o encontro com a Mulher que sou, e acredito que todas nós saímos deste concurso, que é muito mais que isso, empoderadas e conscientes do que realmente é ser Mulher e mais capazes de ser “Voz pela Mudança”.
O lema da Miss Viseu, “Voz pela Mudança” é o espelhar desta nossa vivência é a partir dela que aprendemos a ser mais que beleza, é a partir daqui, que nos tornamos mais completas e capazes de iniciar grandes mudanças, é assim que passamos a ser o reflexo do que queremos ver no mundo, é assim que florimos e espalhamos as novas sementes. Obrigada Miss Viseu, pela experiência, mas não só, obrigada pela mudança que proporcionam e pela Voz que nos dão.
Gratidão por toda esta caminhada e aprendizagem.
Da para sempre um pouco vossa, Mara.